Quadros como decoração na sala da casa adiciona personalidade e estilo ao ambiente, cria um ponto focal visualmente atraente, e dá profundidade e dimensão à parede.
Proporciona sensação de arte e cultura e até mesmo aumenta o valor percebido da casa.
Confira dicas para escolher a composição adequada e transformar os ambientes da sua casa!
A parede de quadros ou Gallery Wall é uma forte tendência decorativa. Ela ajuda a criar um foco para o olhar, ao mesmo tempo em que traz mais personalidade aos ambientes, reforçando o estilo e as preferências dos moradores.
Mas para montar a parede de quadros perfeita é preciso, primeiro, definir a composição. Ou seja, analisar quais imagens serão usadas, as molduras, a disposição e, claro, o efeito junto aos demais itens decorativos do ambiente.
Como começar a montar sua parede de quadros?
Opte por uma parede que tenha destaque dentro do espaço, ou seja, que atraia naturalmente o seu olhar. Pode ser, por exemplo, atrás do sofá da sala, próximo à mesa de jantar ou outros locais.
Em geral, os espaços de transição são os mais usados para uma Gallery Wall, como corredores e halls. Mas nada impede que você crie uma parede de quadros na sala de estar, no home office ou sobre a cabeceira da cama. Em ambientes menores, utilize quadros de um só tamanho ou opções pequenas e delicadas. Já em espaços maiores, prefira quadros imponentes agrupados, com molduras mais dramáticas.
Pense na composição dos seus quadros
A composição é fundamental para uma parede de quadros que gere uma sensação agradável para quem vê. Você poderá usar pinturas, desenhos, fotografias e até objetos pessoais.
É muito comum as pessoas perguntarem se os quadros precisam ficar centralizados na parede ou em cima dos móveis.
Nós respondemos: quando não tiver nada abaixo, é preferível que ele fique centralizado na parede. Mas se houver uma mesa de jantar, um sofá ou qualquer outro móvel, ele deve ficar centralizado com a peça.
De qualquer forma, isso não é uma regra. Você pode ousar ao deixá-los descentralizados e criar um ambiente bastante original.
Algumas opções de alinhamento são:
eixo central: cria-se uma linha imaginária que deverá estar na altura dos olhos e funcionará como um eixo central. Os quadros ficam dispostos em proporções iguais, tanto em cima quanto embaixo dela;
criativos: você pode ousar criando formatos inusitados para sua parede de quadros, como todos na vertical, em formato de coração, etc;
forma maior: os quadros menores ficam dispostos ao redor dos quadros maiores, formando um desenho redondo ou oval;
simétrico: os quadros ficam enfileirados na vertical ou na horizontal. Todos são do mesmo tamanho;
escadas: os quadros nas paredes de escadas devem acompanhar o formato dos degraus.
Dicas para montar sua parede de quadros
É sempre bom pendurar os quadros de forma que os seus respectivos centros fiquem a 1,60 m do chão. Dessa maneira, todos vão conseguir apreciá-los de uma maneira agradável, tanto os mais altos quanto os mais baixos;
Se o quadro estiver acima de um sofá, fique atento para que a parte de baixo da moldura fique de 20 a 25 cm mais alta que o encosto, para não atrapalhar quem estiver sentado;
Quando estiver acima de uma cama, o quadro deve ficar a 60 cm do chão, caso ela não tenha cabeceira. Se tiver, a 20 cm da cabeceira;
Evite montar sua parede de quadros em uma área com incidência direta de sol, para não danificar pinturas e molduras;
Deixe, em média, 10 cm de distância de rodapés, tetos e outros móveis próximos.
Gostou deste post? Siga nossas redes sociais e site!
Comments