top of page

Confira 4 vantagens do Financiamento Imobiliário

Atualizado: 16 de out. de 2022

Há um bom tempo o financiamento imobiliário vem se consolidando como a porta de

acesso preferida dos brasileiros para o sonho do imóvel próprio. Mais do que isso: em

muitos casos, financiar é a única opção acessível a quem deseja ter seu imóvel próprio.

Se você ainda está em dúvida sobre financiamento imobiliário, não deixe de ler este artigo

até o final. Apresentaremos a seguir as principais vantagens para quem quer sair do aluguel

e construir seu patrimônio. Confira!


Vantagens do financiamento imobiliário


1. Prazos longos e prestações decrescentes

A combinação dos dois fatores contribui para que uma parcela maior da população possa financiar um imóvel. Um deles é o prazo dilatado, que pode chegar a 35 anos em alguns casos e faz com que o valor pago mensalmente seja menor, cabendo no bolso do comprador. A possibilidade do pagamento em prestações com valor decrescente é outra grande vantagem do financiamento, já que o sistema SAC é bastante utilizado.

As parcelas iniciais são maiores, compostas majoritariamente de juros, que vão diminuindo com o tempo, garantindo um alívio no orçamento ao longo dos anos. Além disso, em vários tipos de financiamento, é possível utilizar os recursos do FGTS. O valor pode servir tanto para aumentar o valor da entrada quanto para liquidar parcelas ou abater o saldo devedor. Assim, você pode terminar os pagamentos mais rapidamente. A utilização do FGTS é disciplinada por regras próprias estabelecidas pelo governo.


2. Disponibilidade do imóvel

Existem outras opções para quem quer sair do aluguel, como entrar em um consórcio ou juntar dinheiro para comprar à vista. Para quem valoriza a qualidade de vida, entretanto, uma das grandes vantagens do financiamento imobiliário é a possibilidade de dispor do imóvel mais rapidamente do que nas outras modalidades.

Caso você financie um imóvel pronto, poderá se mudar a partir do momento em que o contrato for assinado. Nos imóveis em construção, a entrega das chaves ocorre logo após a conclusão da obra. Em ambos os casos você investirá em algo que é seu e deixando o aluguel para trás, de uma vez por todas.

3. Construção do patrimônio

Muitas pessoas se assustam com a duração do financiamento imobiliário, mas se esquecem de um detalhe importante: ao contrário do que acontece no aluguel, o dinheiro que você investe no pagamento das prestações está sendo empregado no seu próprio patrimônio.

Tente se imaginar morando de aluguel pelos próximos dez anos, por exemplo, e faça uma estimativa do quanto será gasto sem qualquer perspectiva de retorno. Mesmo sem considerar a correção monetária, os números impressionam e deixam clara a enorme vantagem do financiamento nesse aspecto.


4. Personalização do ambiente

Se você mora de aluguel há algum tempo, certamente já percebeu o quanto faz falta a liberdade de deixar o imóvel do jeitinho que gostaria. Na maior parte dos casos, as mudanças precisam do aval do proprietário, que pode, simplesmente, negar a permissão.

No seu imóvel financiado, você pode fazer as melhorias que desejar, decorando o ambiente de acordo com o seu gosto. Além disso, vale lembrar que você investirá no que é seu, em vez de ter que pagar, conforme o acordo com o proprietário do imóvel alugado, por algo que vai usufruir temporariamente.



Como se planejar para o financiamento imobiliário?

Uma das principais dúvidas quando se trata de financiamento imobiliário é como se planejar adequadamente. O primeiro passo, além de avaliar a saúde financeira em longo prazo, é pensar nas condições de vida de quem deseja comprar. Por exemplo, se você é recém-casado, deseja sair da casa dos pais ou está em início de carreira, o financiamento se mostra uma excelente opção.

No entanto, as parcelas precisam se encaixar com o orçamento e fazer sentido em conjunto com seus outros objetivos. A forma como a compra será realizada precisa ser pensada com clareza, especialmente, diante de diferentes cenários no futuro. Mesmo que alguns outros desejos precisem esperar um pouco, financiar um cantinho próprio é o primeiro grande passo para se ter mais qualidade de vida e reunir memórias felizes em família.



Qual a renda mínima para financiar um imóvel de R$150 mil?

Apesar de ser uma questão levantada frequentemente, saiba que não existe uma resposta exata. Afinal de contas, a renda mínima para financiar um imóvel de R$150 mil varia, conforme a instituição financeira em que a negociação será realizada. A renda mínima no financiamento do imóvel depende, especialmente, do valor da parcela calculada em cada operação de crédito.

Além disso, é preciso considerar também o total financiado, o número de parcelas, além dos juros e as taxas incluídas em cada parcela. De modo geral, a aceitação de financiamento acontece quando a renda líquida não estiver comprometida em mais de 30% pela maior parcela da operação. Por este motivo, é muito importante fazer simulações para identificar quais imóveis e condições se encaixam com o seu orçamento.

Qual a melhor forma de financiar um imóvel?

Encontrar o imóvel dos seus sonhos exige organização, planejamento financeiro e vontade de tirar as ideias do papel. Com a Speedy Construções, por exemplo, o financiamento da casa, apartamento ou lote próprio é fácil, rápido e completamente seguro. E a melhor parte de tudo: sem burocracia. São as melhores opções de financiamento imobiliário disponíveis no mercado com parcelas que cabem no bolso.

Agora que você conhece as principais vantagens do financiamento imobiliário, já sabe que a organização financeira e a vontade de tirar os sonhos do papel são os pontos direcionadores da decisão. Por esse motivo, além de avaliar cuidadosamente as questões pessoais, também é indispensável contar com ajuda especializada no assunto para acertar sua na escolha.


Gostou do texto? Então, deixe seu comentário e nos conte quais são os seus planos de financiamento em longo prazo.

27 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page